August 14, 2018
O Programa de Estágio Embarcado (PREST), comumente conhecido por praticagem é o momento que mais esperamos passar desde o primeiro até o último ano da EFOMM. Vemos nossos veteranos saindo e voltando para nos contar como está sendo esse período, depois vemos a “turma de cima” fazendo o mesmo, até que chega nossa vez. O momento tão aguardando, tão próximo, mas não tão imediato quanto alguns gostariam.
Por mais breve que seja a espera, até que se pise, de fato, em uma embarcação é necessário aguardar um tempo em casa. E nessa espera, o que fazer? Nesse artigo, vamos comentar algumas ações e deixar algumas ideias para quem está aguardando pela praticagem.
É claro que aqui vão sugestões subjetivas a respeito do assunto, mas a ideia é ter um norte para esse momento, já que é bem comum se sentir “perdido(a)” enquanto espera.
Conversando com alguns colegas de profissão tivemos as seguintes sugestões:
- Não deixar de lado o inglês (Náutica e Máquinas) – é importante, sempre que possível, ver algo relacionado, ou não, a profissão. Porque manuais e procedimentos, mesmo em empresas brasileiras, são em inglês. Não desista do inglês!
- Converse com pessoas da área (Náutica e Máquinas) – se você já sabe a empresa que vai praticar, procure conversar com pessoas que já trabalham ou praticaram lá para saber da rotina, o que levar, etc.
- Procure manuais e diagramas para estudar (Máquinas) – se você quiser estudar algo relacionado a área, manuais e diagramas são um bom material para ir se familiarizando com a rotina de bordo.
- Ler o SOLAS, o LSA, FSS e assuntos importantes de matérias (Náutica) – assim como para maquinistas, pilotos podem também ler manuais e convenções que podem ajudar no dia a dia da rotina de bordo.
- Descansar o máximo que puder (Náutica e Máquinas) – é um momento de ansiedade pelo novo, mas lembre-se que a praticagem dura 1 ano e será cansativo. Por isso, tente relaxar e descansar também
A lista pode ser infinita, à medida que se conversa com gente da área. Experiências são diversas e diferentes, por isso, pergunte, tire dúvidas, fale com pessoas do ramo! Todos já passaram por esse momento e terão algo para acrescentar.
O segredo é não ter medo de interagir com outros profissionais e acrescentar experiências à vida mercante, que está só começando, com a praticagem. No mais, aproveitem o período em casa com família e amigos porque o estágio embarcado será um momento de distanciamento deles, porém, certamente, será de grande valia ao final de mais esse ciclo.
Samuel Marambaia Silveira
Segundo Oficial de Máquinas